O controlador de temperatura STC-1000 quase parece industrial mas não é. Falta-lhe robustez para ser considerado um dispositivo industrial mas é dotado de muito boas caraterísticas:
- um display LED com um tamanho razoável para se tornar bem visível;
- uma parametrização razoavelmente fácil;
- pode funcionar em modo duplo, controlando simultaneamente aquecimento e arrefecimento;
- um intervalo de operação bastante bom de -50 a 99 graus centígrados;
- uma precisão de mais/menos 1 grau centígrado;
- um sensor NTC[1] com cabo suficiente para o posicionar no lugar mais conveniente;
Há várias versões deste controlador, nomeadamente no que diz respeito à sua alimentação. Optei por um de 220Vac mas existem para outras tensões. Uma outra vantagem deste modelo é que podemos usar uma tensão para alimentá-lo e outra diferente para alimentar as cargas ou, como no meu caso, usar a mesma alimentação para o dispositivo e cargas.
Esta possibilidade de poder alimentar as cargas com uma tensão diferente da da alimentação, graças aos “contatos secos” dos relés, aumenta a flexibilidade deste pequeno gadget com um preço bem em conta de aproximadamente 13 euros (em 2020). Mas ainda fica melhor se pensarmos que podemos não sujeitar os contatos a tensão nenhuma e usá-los como sinal para qualquer outro dispositivo que aguarde sinais através do abrir e fechar de “contatos secos” de relé.
A parte menos interessante deste dispositivo é o seu manual de utilizador muito difícil de digerir, até porque nem existe a versão em Português. Mas como tive que entender o seu funcionamento, resumi e traduzi o já de si pequeno manual de instruções e aqui está ele para download: