AJBFerreira

Coordenadas GPS

Numa era em que o GPS[1] é um equipamento vulgarmente utilizado nas deslocações de muita gente, pode ser útil esta pequena ferramenta de conversão de coordenadas GPS entre diversos formatos já que nem todos os aparelhos trabalham com o mesmo formato de coordenadas.

A geolocalização por GPS baseia-se na divisão do planeta Terra em ângulos de círculo de 15 graus nas direções Norte-Sul (latitude, +90º a -90º) e Oeste-Este (longitude, -180º a +180º). Neste caso as linhas que delimitam os ângulos são os meridianos, em que o mais importante é o meridiano de Greenwich[2], e no primeiro caso são os paralelos, em que o mais importante é o Equador. O ponto central (zero) do sistema de geolocalização é precisamente a interseção do meridiano de Greenwich com a linha do Equador[3].

Coordenadas GPS

Formato DMS

DMS são as iniciais dos termos ingleses “Degrees Minutes Seconds”, em português “Graus Minutos Segundos”, e definem as coordenadas que se apresentam, por exemplo, na seguinte forma:

  • N 41º 8′ 47.243″ (latitude)
  • O 8º 36′ 40.782″ (longitude)

Formato DD

DD são as iniciais dos termos ingleses “Decimal Degrees”, em português “Graus Decimais”, e definem as coordenadas que se apresentam, por exemplo, na seguinte forma:

  • 41.1464565 (latitude)[4]
  • -8.6113286 (longitude)[5]

Conversor

  1. “Global Positioning System” ou Sistema de Posicionamento Global.
  2. Ou meridiano Principal, em inglês “Prime Meridian”.
  3. De facto o que acontece é que, se se fizer uma projeção plana do planeta, forma-se desta maneira um típico Referencial Cartesiano XY.
  4. Valor positivo se for um ponto posicionado no hemisfério norte, positivo se estiver posicionado no hemisfério sul, conforme se pode ver na figura.
  5. Valor negativo se for um ponto posicionado no hemisfério ocidental (Oeste), positivo se estiver posicionado no hemisfério oriental (Este ou Leste), conforme se pode ver na figura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *